Limpeza e higienização de caixas d'água


Caixas d’água armazenam toda a água consumida no seu dia-a-dia, sendo assim, é importante ressaltar que a limpeza destes reservatórios seja feita a cada seis meses, não importando se é feita de fibro-cimento, concreto ou fibra de vidro.
O serviço, apesar de parecer simples, pode ser mais complicado do que imaginamos. Há um processo a ser seguido antes de começar a limpar a caixa e outro após o término da limpeza, e é por isso que contratar empresas especializadas se faz tão importante.
Não permita, sob hipótese alguma, que pessoas ou empresas utilizem sabão, detergente, solventes ou qualquer outro produto químico neste processo. Caixas d’água só podem ser limpas com água sanitária (hipoclorito de sódio), ou pode haver contaminação da água que será distribuída.

DICA: para evitar o desperdício de água, quando for efetuar um serviço de limpeza de caixa d’água, feche o registro algumas horas antes do início do serviço. Desta forma, é possível utilizar a água da caixa para efetuar tarefas normais até que a caixa esvazie ou atinja um nível baixo.